Guardiões do Bioma: Operação apreende minério na Terra Yanomami
Guardiões do Bioma: Operação apreende minério na Terra Yanomami
Ao todo, a operação de repressão a ilícitos ambientais apreendeu 6 toneladas de minério e também destruiu o maquinário usado para cometer os crimes na terra indígena, em Roraima.
18-10-22 - E NOTICIA - ADALTO GOUVEIA - GUARDIOES DO BIOMA.mp3
Duração: 1'33"
Publicado em 18/10/2022 19:27
Com apoio da Funai, a Operação Guardiões do Bioma apreendeu seis toneladas de minérios extraídos ilegalmente da Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
A segunda edição da operação deste ano, realizada em setembro, durou 24 dias, tendo apreendido 19 aeronaves, três embarcações, 73 mil litros de combustíveis, além de veículos e armas de fogo. Dezesseis pessoas foram presas. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ação é desencadeada de forma integrada por mais de 10 instituições federais e outras estaduais, para combater o desmatamento ilegal; os incêndios florestais; e proteger as Terras Indígenas.
A operação de repressão a ilícitos ambientais também destruiu o maquinário usado para cometer os crimes e desativou a infraestrutura de suporte às atividades ilegais, inclusive acampamentos em locais proibidos. As forças policiais ainda colheram elementos de prova para ajudar nas investigações em andamento ou mesmo para instaurar novos processos investigativos.
As diligências são realizadas em portos clandestinos, vias fluviais e estradas que servem de apoio logístico ou rota para os crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília