Ministério da Saúde celebra o Novembro Roxo, mês de prevenção da prematuridade
Ministério da Saúde celebra o Novembro Roxo, mês de prevenção da prematuridade
No Brasil , 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o que equivale a 931 por dia ou a 6 nascimentos pré-termo a cada 10 minutos
18-11-2020_BOLETIM_NOVEMBRO ROXO.mp3
Duração: 1m33s
Publicado em 18/11/2020 07:50
O Ministério da Saúde celebra o Novembro Roxo: mês de prevenção da prematuridade.
O objetivo é mobilizar a população em torno de uma questão que atinge 15 milhões de crianças no mundo, todo ano.
No Brasil , 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o que equivale a 931 por dia ou a 6 nascimentos pré-termo a cada 10 minutos.
Uma das estratégias adotadas no Brasil é o Método Canguru – um modelo de atenção ao recém-nascido.
O Método Canguru é o modelo de atenção neonatal que foi criada pelo pediatra Edgar Rey Sanabria em 1979 em Bogotá na Colômbia, para minimizar o impacto da prematuridade no desenvolvimento do recém-nascido.
A ideia também visa reduzir o tempo de internação e reinternação no primeiro ano de vida, diminuir as taxas de infecção, favorecer o vínculo parental e incentivar o aleitamento.
No método canguru o bebê é colocado contra o peito dos pais, em posição vertical, em contato pele a pele apenas com a fralda. Isto ocorre de forma gradativa, ou seja, inicialmente o bebê é tocado, para depois ser colocado na posição canguru.
Este contato do recém-nascido com os pais se inicia de forma precoce e crescente. O bebê permanece na posição canguru pelo tempo que ambos se sentirem confortáveis.