Eclipse solar híbrido ocorre nesta quarta (19)
Eclipse solar híbrido ocorre nesta quarta (19)
Fenômeno não poderá ser visto do Brasil, mas o Observatório Nacional fará a retransmissão do evento pelo perfil do instituto, no Youtube, a partir das 22 horas.
19-04-23 - É NOTÍCIA - LADEMIR FILIPPIN - ECLIPSE HIBRIDO.mp3
Duração: 2'08''
Publicado em 19/04/2023 14:52
Nesta quarta-feira, dia 19 de abril, um fenômeno incomum ocorre no céu. De acordo com o Observatório Nacional, instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, trata-se de um eclipse solar híbrido, que ocorre quando há uma mudança de eclipse total para eclipse solar anular à medida que a sombra da lua corre sobre a Terra. Isso quer dizer que em alguns lugares os espectadores visualizarão um eclipse solar total e, em outros, um eclipse solar anular semelhante a um anel.
O fenômeno total ou anular poderá ser observado por quem estiver na Austrália Ocidental, Timor Leste e ilhas indonésias orientais. No sudeste da Ásia, Austrália e Antártica o eclipse será parcial. O fenômeno não poderá ser visto do Brasil, mas o Observatório Nacional fará a retransmissão do evento pelo perfil do instituto, no Youtube, a partir das 22 horas, no horário de Brasília, por meio do projeto “Céu em Sua Casa: observação remota”.
O Observatório Nacional ressalta que eventos deste tipo são raros. O último eclipse híbrido ocorreu em novembro de 2013, e o próximo só ocorrerá em novembro de 2031.
E, mesmo não sendo possível ver o fenômeno do Brasil, é importante lembrar que a observação desse tipo de eclipse somente pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. Nunca se deve olhar diretamente para o sol nem mesmo com o uso de filme de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, pode danificar os olhos de modo irreversível.