Boletim apresenta desempenho no atendimento de empresas aéreas
Boletim apresenta desempenho no atendimento de empresas aéreas
Apesar do aumento do número absoluto de reclamações registradas pelos consumidores, maiores empresas aéreas brasileiras tiveram melhora no índice por grupo de 100 mil passageiros, com redução de 12,6%.
19-07-22 - E NOTICIA - ARIANE POVOA - RECLAMACOES TRANSPORTE AEREO.mp3
Duração: 1'33''
Publicado em 19/07/2022 16:19
A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, disponibilizou dados de reclamações dos passageiros do Transporte Aéreo, com base nos registros do portal Consumidor.gov.br.
Segundo o Boletim de Monitoramento, mais de 22 milhões e 500 mil passageiros pagos foram transportados no mercado aéreo brasileiro no 1º trimestre deste ano. O número é 56,6% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
Também houve aumento no número de reclamações registradas. Considerando o valor proporcional, para cada 100 mil passageiros, o índice foi 3,6% maior que no ano anterior. Já o total de reclamações abertas corresponde a um número 62,2% maior.
Embora a quantidade de reclamações tenha aumentado, as três empresas aéreas brasileiras que mais transportaram passageiros no período (Azul, Gol e Latam) tiveram, juntas, uma melhora de desempenho no índice de reclamações por grupo de 100 mil passageiros, com redução de 12,6%.
Porém, houve queda de 2,5% no índice de solução e de 6,2% no índice de satisfação.
A Azul foi a companhia que obteve o menor índice proporcional de reclamações, além de ter obtido os melhores índices de solução e satisfação.
O levantamento, que também traz dados de empresas estrangeiras está disponível no site gov.br/anac