Governo trabalha na recuperação de áreas atingidas por chuvas
Governo trabalha na recuperação de áreas atingidas por chuvas
Governos Federal e de São Paulo trabalham juntos para recuperar os municípios atingidos por chuvas no litoral paulista. O governo estadual tem mais de 600 profissionais trabalhando para restabelecer os serviços de infraestrutura nas localidades atingidas. Já o Governo Federal enviou Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional para atuar na coordenação das ações de socorro e resposta à população local.
20-02-23 - É NOTÍCIA - ROBERTA LOPES - LULA CHUVAS_SP.mp3
Duração: 2'06"
Publicado em 20/02/2023 18:39
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou nesta segunda-feira as áreas atingidas por fortes chuvas no litoral paulista neste fim de semana. Ele estava acompanhado por uma comitiva de ministros e técnicos do Governo Federal.
Lula também se reuniu com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tratar de ações de recuperação das localidades atingidas pelas chuvas.
Segundo o Governo Federal, foram mais de 600mm de chuva em poucas horas em São Sebastião e nos arredores. O volume expressivo causou deslizamento de encostas, obstrução de rodovias, alagamentos na cidade e resultou na morte de várias pessoas.
De acordo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, há mais de 600 profissionais de Forças Armadas e de Segurança, mais de 50 viaturas e mais de 50 equipamentos pesados em ação. Já foram deslocados oito helicópteros, duas aeronaves de grande porte do Exército e mais quatro estão sendo encaminhadas para a região.
O governo federal informou ainda que Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional foi deslocado para atuar na coordenação das ações de socorro e resposta à população local.
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome unificou o pagamento do Bolsa Família no dia 20 para todas as famílias dos municípios atingidos.
Além disso, o Ministério da Fazenda determinou que a Receita Federal identifique mercadorias apreendidas que possam ser enviadas às vítimas das chuvas no Litoral Paulista. Segundo o ministro da pasta, Fernando Haddad, são R$ 11 milhões em roupas, calçados, itens de cama, mesa e banho, higiene pessoal entre outros que podem ser doados.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Roberta Lopes.