Ministério da Saúde vai lançar campanha para estimular vacinação contra sarampo no AM
Ministério da Saúde vai lançar campanha para estimular vacinação contra sarampo no AM
A campanha será veiculada em abril e chamará para a vacinação contra o sarampo crianças de seis meses a menores de cinco anos nos estados do Amazonas, Roraima e Pará.
20-03-19 - SUZETTE CALDERON - VACINAÇÃO SARAMPO - VAL 10-04.mp3
Duração: 1:33s
Publicado em 20/03/2019 09:38
Pacote de ações para reverter a queda das taxas de vacinação, situação que ocorre desde 2003, está sendo desenvolvido.
O Ministério da Saúde enviou nesta terça-feira, dia 19 de março, um comunicado oficial à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), confirmando um caso de sarampo endêmico ocorrido no Pará em 23 de fevereiro deste ano. Com isso, o Brasil perderá a certificação de país livre da doença e iniciará o plano para retomar o título dentro dos próximos 12 meses.
De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o plano consiste em encaminhar medidas importantes ao Congresso Nacional, como a exigência do certificado de vacinação, não impeditiva, de ingresso na escola e no serviço militar.
As ações fazem parte de um conjunto de medidas que estão sendo desenvolvidas para os primeiros 100 dias de governo. As medidas ainda incluem a melhora nos sistemas de informação e monitoramento para medidas de prevenção e controle.
O Ministério da Saúde prepara uma campanha publicitária para estimular a vacinação contra o sarampo no Amazonas, Roraima e Pará. Os três estados registram, desde o ano passado, transmissão ativa do vírus. A campanha será veiculada em abril e chamará para a vacinação contra o sarampo crianças de seis meses a menores de cinco anos, público com baixa cobertura vacinal nos três estados e mais vulnerável para a doença.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Suzette Calderon