Governo federal garante recursos extras para o acesso de pacientes às cirurgias eletivas realizadas no SUS
Governo federal garante recursos extras para o acesso de pacientes às cirurgias eletivas realizadas no SUS
Previsão de repasse para 2021 é de R$ 350 milhões para os estados, Distrito Federal e municípios
20-04-2021_BOLETIM_CIRURGIAS ELETIVAS(1).mp3
Duração: 1m39s
Publicado em 20/04/2021 08:35
Já estão disponíveis recursos extras para o acesso de pacientes às cirurgias eletivas realizadas no Sistema Único de Saúde.
A previsão de repasse para 2021 é de R$ 350 milhões de reais para os estados, Distrito Federal e municípios por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação , após a comprovação da produção dos procedimentos.
São 53 tipos de procedimentos cirúrgicos que fazem parte da rotina dos atendimentos oferecidos à população nos hospitais de todo o país, de forma integral e gratuita, por meio do SUS.
O dinheiro extra visa reduzir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas de média complexidade.
Os procedimentos com maior demanda são as cirurgias de catarata e de doenças da retina.
Também estão na lista intervenções para correção de hérnias e retirada da vesícula, vasectomia e laqueadura, além de cirurgias de quadril e joelho.
Em 2019, foram realizadas pelo SUS cerca de 8 milhões e 800 mil cirurgias eletivas em todo o país.
Esses procedimentos cirúrgicos são os que não precisam ser realizados em caráter de urgência, podendo assim ser agendados. Em 2020, foram registrados no sistema de informação do SUS mais de 6 milhões de cirurgias em todos os estados brasileiros.
A queda nos procedimentos cirúrgicos no ano passado está relacionada a necessidade de a rede de serviços de saúde públicos e privados disponibilizarem os leitos clínicos e de terapia intensiva para o atendimento de pacientes com covid-19.
Da Rede Nacional de Rádio em Brasilia