Cenoura e mamão têm queda no preço em maio
Cenoura e mamão têm queda no preço em maio
Dados são do boletim Prohort, divulgado pela Conab. Batata e laranja também apresentaram queda de preços no período.
20-06-23 - E NOTICIA - ROBERTA LOPES - PRECO DE ALIMENTOS.mp3
Duração: 1'47"
Publicado em 20/06/2023 12:56
Os preços da cenoura e do mamão comercializados nos principais mercados atacadistas do país apresentaram quedas significativas, registrando redução média de 21,23% e 17,09% respectivamente. É o que mostra o 6º Boletim Prohort, Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro, divulgado nesta terça-feira (20) pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os dados são da comercialização dos produtos no mês de maio.
No caso da cenoura, após consecutivas altas, as cotações voltaram a cair em todas as Centrais de Abastecimento (Ceasas) verificadas pela estatal. Segundo a Conab, os menores preços praticados no atacado são explicados pela maior oferta do produto no mercado
Outra hortaliça que registrou queda foi a batata. A média ficou 8,37% abaixo da de abril. A principal causa dessa redução também foi o nível de oferta registrado nas Centrais.
A maior quantidade de mamão disponível nos mercados analisados também influenciou na queda dos preços. Além disso, a redução da qualidade por causa do frio e da concorrência com outras frutas também explicam as baixas nas cotações praticadas no último mês.
Houve ainda, queda nos preços da laranja por causa da maior oferta da fruta. Contudo, maçã e melancia ficaram mais caras no atacado.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília,