Secretário de Agricultura dos EUA vai informar quando será feita inspeção nos frigoríficos brasileiros
Secretário de Agricultura dos EUA vai informar quando será feita inspeção nos frigoríficos brasileiros
Os auditores do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA, vão fazer a inspeção nos frigoríficos que poderão exportar a carne bovina do Brasil para aquele país.
21-03-19 - SUZETTE CALDERON - EXPORTAÇAO DE CARNE EUA - VAL 21-03.mp3
Duração: 1:36s
Publicado em 21/03/2019 09:37
A ministra Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina disse nesta quarta-feira, dia 20 de março, que o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue (Pirdue), vai informar dentro de, no máximo, três dias a provável data da visita dos auditores do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA para fazer a inspeção nos frigoríficos que poderão exportar a carne bovina do Brasil para aquele país. A ministra disse esperar que a visita ocorra em breve.
Em relação ao pedido dos Estados Unidos de exportar carne suína para o Brasil, Tereza Cristina explicou que o governo brasileiro ainda está avaliando a parte sanitária do certificado de importação. De acordo com a ministra, a autorização para os EUA (exportarem a carne), não foi concedida porque está ainda sendo discutido o certificado sanitário.
Tereza Cristina também esclareceu a decisão do governo brasileiro de criar a cota de 750 mil toneladas anuais de trigo com taxa zero de importação. Segundo a ministra, a cota não é só para os Estados Unidos, mas, sim, para todos os países interessados em exportar trigo para o Brasil. Mas ela admitiu que os americanos têm “vantagens comparativas” para assumir uma boa parte desta cota, pois é um país com grande produção de trigo e tem logística pronta para exportação.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Suzette Calderon