Governo federal atende municípios do Acre atingidos por fortes chuvas e enchentes
Governo federal atende municípios do Acre atingidos por fortes chuvas e enchentes
Técnicos da Defesa Nacional estão no estado para auxiliar autoridades locais na elaboração dos pedidos de reconhecimento de situação de emergência e na solicitação de recursos federais para atender a população atingida e recuperar infraestruturas públicas danificadas.
22-02-2021_BOLETIM_CHUVA ACRE.mp3
Duração: 1m50s
Publicado em 22/02/2021 08:03
O Ministério do Desenvolvimento Regional está apoiando o Governo do Acre no atendimento aos municípios que estão passando por fortes enchentes, que já atingiram cerca de 130 mil pessoas.
Técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil estão no Acre desde a semana passada para auxiliar autoridades locais na elaboração dos pedidos de reconhecimento de situação de emergência e na solicitação de recursos federais para auxiliar a população atingida e recuperar infraestruturas públicas danificadas.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, visitou algumas das cidades mais atingidas pelas cheias como Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
Os rios estão subindo e vários bairros estão completamente alagados, com pessoas sofrendo e sendo retiradas das suas casas, precisando do apoio da Defesa Civil Nacional.
Nos próximos dias, será montada uma Sala de Coordenação para articular a atuação dos órgãos federais na região.
As ações serão concentradas no apoio aos processos de reconhecimento de situação de emergência e de solicitação de recursos; coordenação de agências federais já em atuação na região; apoio e orientação ao estado e a municípios acreanos para coordenação do desastre; e análise de apoio adicional.
Até o momento , O ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência na capital do Acre , Rio Branco e na cidade de Tarauacápor conta de enxurradas e inundações.
Com a medida, as localidades poderão solicitar recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas públicas danificadas.