Segunda dose da vacina contra a Covid-19 é importante para garantir a eficácia do imunizante contra a doença
Segunda dose da vacina contra a Covid-19 é importante para garantir a eficácia do imunizante contra a doença
O alerta foi feito pelo ministério da Saúde aos brasileiros que já receberam a primeira dose mas ainda não completaram o esquema de vacinação.
22-04-2021_BOLETIM_ SEGUNDA DOSE VACINA.mp3
Duração: 1m10s
Publicado em 22/04/2021 09:17
Todos os brasileiros que tomaram a primeira dose das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca devem comparecer aos postos de vacinação para a segunda aplicação e, assim, garantir a completa eficácia dos imunizantes.
Mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina contra a Covid-19 devem procurar uma unidade de saúde para a segunda dose.
A recomendação consta do Programa Nacional de Imunizações.
Então, quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias de intervalo da aplicação da vacina Coronavac, ou 84 dias depois no caso da AstraZeneca, deve comparecer para completar o esquema, orienta a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato.
Para garantir que as pessoas que tomaram a primeira dose estejam completamente imunizadas, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde orientam sobre a estratégia de busca ativa, a fim de que elas completem o esquema vacinal, garantindo a eficácia completa do imunizante.
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília