Anvisa determina suspensão cautelar do agrotóxico Carbendazim
Anvisa determina suspensão cautelar do agrotóxico Carbendazim
Medida foi motivada por suspeitas de mutagenicidade, carcinogenicidade, toxicidade para o desenvolvimento e toxicidade reprodutiva da substância.
22-06-22 - E NOTICIA - JOSE CARLOS - AGROTÓXICOS2.mp3
Duração: 1'05
Publicado em 22/06/2022 10:55
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determinou a suspensão cautelar da importação, produção, distribuição e comercialização do ingrediente ativo Carbendazim e seus produtos técnicos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22).
A suspensão deve durar até a conclusão do processo de reavaliação toxicológica do agrotóxico, conforme os trâmites da Agência e determinação judicial.
Segundo a Anvisa, o que motivou a reavaliação do carbendazim são as suspeitas de mutagenicidade, carcinogenicidade, toxicidade para o desenvolvimento e toxicidade reprodutiva.
O produto está entre os 20 agrotóxicos mais utilizados no país.
A reavaliação do Carbendazim pela Anvisa teve início em dezembro de 2019. No Brasil, o registro de agrotóxicos não tem prazo de validade. Por isso, de acordo com a Agência, a reavaliação é o instrumento técnico para a revisão do perfil de segurança de produtos.