Presidente Jair Bolsonaro visita amanhã áreas atingidas pelas chuvas no Acre
Presidente Jair Bolsonaro visita amanhã áreas atingidas pelas chuvas no Acre
Ele vai anunciar uma série de medidas de apoio ao estado, atingido por fortes chuvas e enchentes que afetaram 130 mil pessoas que vivem na região.
23-02-2021_BOLETIM_ENCHENTES ACRE.mp3
Duração: 1m40s
Publicado em 23/02/2021 11:00
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nas redes sociais que vai visitar o Acre nesta quarta-feira (24).
O presidente informou que vai anunciar uma série de medidas de apoio ao estado, atingido por fortes chuvas e enchentes que afetaram 130 mil pessoas que vivem na região.
O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu o estado de calamidade pública em 10 municípios do Acre atingidos por inundações causadas pelas cheias de rios: Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
A medida foi tomada por procedimento sumário, que ocorre com base no requerimento e no decreto de emergência ou de calamidade do estado ou município.
O objetivo é acelerar as ações federais de resposta a desastres públicos, notórios e de alta intensidade.
Com a medida, o governo estadual poderá acessar recursos federais para ações de socorro e assistência à população e para o restabelecimento de serviços essenciais em áreas afetadas.
Além disso, o estado de calamidade dá mais segurança jurídica para que o Governo Federal antecipe pagamentos de aposentadorias e benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família.
A Defesa Civil Nacional está apoiando o estado do Acre desde o início da última semana, com a coordenação do monitoramento realizado pelas agências federais responsáveis.