Estados Unidos aumentam a cota de importação de açúcar brasileiro
Estados Unidos aumentam a cota de importação de açúcar brasileiro
Brasil poderá exportar 80 mil toneladas, o que corresponde a 88,2% do total da cota total estabelecida pelo governo norte-americano
23-09-2020_BOLETIM_AÇÚCAR.mp3
Duração: 1m27s
Publicado em 23/09/2020 07:49
O Governo dos Estados Unidos aprovou um novo aumento do volume de sua quota de importação de açúcar, consolidada na Organização Mundial do Comércio em cerca de 90 mil toneladas para o ano fiscal 2019-2020.
O Escritório do Representante Comercial norte-americano informou ao Ministério das Relações Exteriores que, na distribuição desse volume adicional entre os países contemplados, o Brasil contará com 80 mil toneladas, o que corresponde a 88,2% do total.
Com o anúncio, a parte da quota dos Estados Unidos destinada ao Brasil sobe dos atuais 23mil toneladas para mais de 310 mil toneladas.
O ministério das Relações Exteriores informou que o volume atribuído ao Brasil na quota era de 152 mil toneladas de açúcar no início do referido ano fiscal e já havia sido ampliado em fevereiro e abril.
Desde então a participação do Brasil no total da quota de açúcar dos Estados Unidos aumentou de 13,7% para 20,3%.
Segundo o Itamaraty , a decisão demonstra a importância da parceria econômica criada entre os governos brasileiro e norte-americano e pelos presidentes Bolsonaro e Trump e faz parte da Declaração Conjunta sobre o Comércio de Etanol entre o Brasil e os Estados Unidos deste mês.