Governo Federal vai isentar a população do Amapá da conta de energia elétrica em novembro

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informa que a expectativa é que a carga completa de energia elétrica no Amapá na próxima quinta-feira

Governo Federal vai isentar a população do Amapá da conta de energia elétrica em novembro

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informa que a expectativa é que a carga completa de energia elétrica no Amapá na próxima quinta-feira

23-11-2020_BOLETIM_AMAPÁ ENERGIA.mp3

Duração: 2m22s

Publicado em 23/11/2020 07:41

O Presidente Jair Bolsonaro anunciou que nos próximos dias será publicada uma Medida Provisória isentando todos os consumidores do Amapá do pagamento de energia elétrica nos últimos 30 dias.

 

A medida traz alívio à população local neste momento dificuldade. A Petrobras está doando R$ 500 mil reais em cestas básicas para famílias carentes do Amapá, que estão em áreas isoladas e também na capital.

 

 

O fornecimento de energia elétrica,  neste domingo ,no Amapá chegou a 89% da carga média e, na maior parte do dia, todos os alimentadores estavam energizados, sem necessidade de aplicação do rodízio pela Companhia de Eletricidade do Amapá .

 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informa  que a expectativa é que a carga completa de energia elétrica no Amapá  volte ao normal até a próxima quinta-feira. 26 de novembro. Duas usinas termelétricas , Santana II e Santa Rita, contribuem para o reestabelecimento da energia no estado .

 

Deve entrar em operação um outro transformador que foi transferido de Laranjal do Jari para a subestação Macapá entrar em operação.

 

O fornecimento de energia elétrica começou a ser interrompido no Amapá no dia 3 de novembro. A falha inicial ocorreu em um transformador que pegou fogo e foi totalmente destruído. Desde então, as cidades do estado passam por um racionamento. Aos poucos, a energia está voltando, mas em sistema de rodízio.

 

O Governo Federal repassou mais de R$ 21 milhões de reais para apoiar o Amapá na locação de geradores e na aquisição de combustível para alimentar os equipamentos para atender atividades públicas essenciais.

 

Até o momento, já foram ligados  13 geradores na subestação Santa Rita e nove na subestação Santana , mas continua  o processo de montagem e instalação de outros geradores. 

 

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, aeronaves da Força Aérea Brasileira já transportaram 83 toneladas de cargas para o Amapá com alimentos, água e oito geradores à diesel. 

 

O Exército atua em apoio ao transporte de combustível para hospitais estaduais e municipais e distribuição de água potável. Três navios da Marinha também fornecem apoio com água potável e atendimento médica-hospitalar aos amapaenses.

 

A Aneel informou que adota todas as providências para apurar as responsabilidades dos atores envolvidos no apagão no estado.