Senacon abre processo administrativo contra empresa Hurb

Segundo a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor - ligada ao Ministério da Justiça -, o número de reclamações contra a plataforma de venda de pacotes de turismo chega a 7 mil no primeiro trimestre. No ano passado todo, foram 12 mil.

Senacon abre processo administrativo contra empresa Hurb

Segundo a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor - ligada ao Ministério da Justiça -, o número de reclamações contra a plataforma de venda de pacotes de turismo chega a 7 mil no primeiro trimestre. No ano passado todo, foram 12 mil.

24-04-23 - E NOTICIA - LANA CRISTINA - MEDIDAS SENACON - PACOTES DE VIAGEM HURB - JF.mp3

Duração: 1'38"

Publicado em 24/04/2023 20:03

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, determinou, nesta segunda-feira (24), a abertura de processo administrativo sancionador contra a empresa Hurb, antiga Hotel Urbano, por desrespeito aos direitos dos consumidores que compraram pacotes de viagens com a plataforma.

Damous afirmou que a situação dos clientes da empresa é “inaceitável”, e o processo é uma medida importante para coibir práticas abusivas no mercado de turismo, garantindo transparência e respeito aos direitos do consumidor.

A decisão da Senacon, secretaria da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi tomada com o aumento do número de reclamações recebidas em todo o Brasil. Apenas nos três primeiros meses deste ano, foram mais de 7 mil queixas, contra 12 mil registradas em todo o ano de 2022. 

As medidas que a Secretaria pode adotar vão desde a aplicação de multas – que podem chegar até o valor de R$ 13 milhões – incluindo também  a suspensão das atividades da empresa.

Nos últimos meses, aumentou expressivamente o número de relatos de clientes que tiveram problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de ocorrências inesperadas durante a viagem e hospedagem.

A empresa foi notificada no ano passado sobre as denúncias recebidas, e a Senacon pediu esclarecimentos sobre os casos. No entanto, segundo a secretaria, as respostas apresentadas não foram suficientes para sanar as irregularidades apontadas pelos consumidores.

 

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília