Governo reduz em mais 10% Imposto de Importação de vários produtos
Governo reduz em mais 10% Imposto de Importação de vários produtos
Objetivo é aliviar as consequências econômicas negativas decorrentes da pandemia de Covid-19 e da guerra na Ucrânia.
24-05-22 - E NOTICIA - ARIANE PÓVOA - REDUÇÃO IMPOSTO IMPORTAÇÃO.mp3
Duração:
Publicado em 24/05/2022 10:22
O governo federal reduziu em mais 10% as alíquotas do Imposto de Importação sobre 6.195 códigos tarifários da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que inclui itens como feijão, carne, arroz, materiais de construção e outros da Tarifa Externa Comum (TEC) do bloco. A medida foi anunciada nessa segunda-feira (23) e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (24).
A nova redução tem prazo de vigência até 31 de dezembro de 2023, e vai contribuir para o barateamento de quase todos os bens importados.
O objetivo do governo é aliviar as consequências econômicas negativas decorrentes da pandemia de Covid-19 e da guerra na Ucrânia.
Os itens já haviam tido uma redução de 10% em novembro do ano passado. Segundo o governo federal, com isso, o Brasil se aproxima do nível tarifário da média internacional.
Mais de 87% dos códigos tarifários da Nomenclatura Comum do Mercosul tiveram a alíquota reduzida para 0% ou reduzida em um total de 20%.
O Ministério da Economia avalia que, no longo prazo, a redução total da Tarifa Externa Comum aplicada sobre esses produtos – sendo 10% em 2021 e mais 10% em 2022 – vai resultar em mais de R$ 1,434 trilhão de reais de crescimento na corrente de comércio exterior, que é a soma de importações e exportações, além de redução do nível geral de preços na economia.