Lula diz que vai apoiar Rio de Janeiro no combate ao crime organizado
Lula diz que vai apoiar Rio de Janeiro no combate ao crime organizado
No programa Conversa com o Presidente, ele destacou que, embora a gestão da segurança pública seja competência do governo estadual, não pode deixar de agir em sintonia com ente federativo, pois “o problema da violência no Rio de Janeiro termina sendo um problema do Brasil”.
24-10-23 - E NOTICIA - LUCIANO SEIXAS - LULA VIOLENCIA RJ - JF.mp3
Duração: 1'27"
Publicado em 24/10/2023 19:14
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (24), no programa Conversa com o Presidente, que o Governo Federal vai ajudar o Rio de Janeiro no combate ao crime organizado no estado.
Ele tratou do tema depois que, nesta segunda-feira, foi divulgada a notícia de que 35 ônibus e um trem foram incendiados na Zona Oeste da capital fluminense por um grupo de criminosos em retaliação à morte de um miliciano, durante uma operação policial.
Embora a gestão da segurança pública seja competência do governo estadual, Lula garantiu que não vai deixar de agir para dar apoio ao estado.
O presidente destacou que [abre aspas] o problema da violência no Rio de Janeiro termina sendo um problema do Brasil porque o governo brasileiro tem que assumir a responsabilidade de ajudar todo mundo [fecha aspas].
Ele disse que conversou sobre o episódio com o governador do Rio, Cláudio Castro, e também com ministros de governo.
Outro assunto abordado no Conversa com o Presidente, foi o balanço da Operação Voltando em Paz, que, em 12 dias, repatriou 1.410 brasileiras e brasileiros e 53 animais de estimação que estavam em Israel, em oito voos da Força Aérea Brasileira.
Lula pontuou que, agora, o esforço é pela criação de condições para que o grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza possa sair da região do conflito pela fronteira com o Egito.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília