Projeto “Reabilitação Covid-19” dará apoio a cinco hospitais públicos na recuperação de pacientes pós-Covid-19
Projeto “Reabilitação Covid-19” dará apoio a cinco hospitais públicos na recuperação de pacientes pós-Covid-19
Objetivo é a reabilitação e acompanhamento de pacientes que tiveram a doença
24-11-2020_BOLETIM_PROJETO REABILITAÇÃO COVID 19.mp3
Duração: 1m47s
Publicado em 24/11/2020 07:58
O Ministério da Saúde lança projeto focado em promover a retomada segura das atividades hospitalares eletivas.
O projeto “Reabilitação Covid-19” dará apoio a cinco hospitais públicos em todo o Brasil na recuperação de pacientes pós-Covid-19.
A iniciativa é executada pelo Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde.
O projeto piloto do “Reabilitação Covid-19” vai visitar inicialmente hospitais públicos em cinco estados brasileiros. São eles: Hospital Geral de Fortaleza , no Ceará, Hospital de Base, em Brasília, Hospital Municipal de Contagem , em Minas Gerais, Hospital Geral de Palmas, em Tocantins, e Hospital Geral do Trabalhador , o Paraná.
Serão realizadas três visitas presenciais da equipe do Sírio Libanês para implementação de protocolos e metodologias , além de tutorias virtuais para acompanhamento dos indicadores que medirão a reabilitação para que o paciente retorne à rotina normal.
Esses indicadores demonstrarão, também, a evolução do projeto nos hospitais participantes.
A iniciativa também prevê a doação de diversos equipamentos de reabilitação, como andador de alumínio, exercitador de pernas e braços , incentivador respiratório, kit de agilidade com cones e marcadores para treinos de equilíbrio e agilidade motora, válvula de fonação, eletro estimulador muscular entre outros.
Esses equipamentos possibilitam a excelência do cuidado ao paciente no âmbito do projeto. A fase piloto começa em novembro de 2021 e terá a duração de 31 dias úteis.