Campanha encoraja adoção de crianças e adolescentes
Campanha encoraja adoção de crianças e adolescentes
De 25 a 27 de maio, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulga, nas redes sociais, informações sobre adoção no Brasil. Ação acontece na Semana de Mobilização para Adoção.
25-05-22 - E NOTICIA - ARIANE POVOA - CAMPANHA ADOCAO.mp3
Duração: 1'27
Publicado em 25/05/2022 16:28
“Escolher adotar é escolher amar". Esta é a premissa da Semana de Mobilização para Adoção, lançada nesta quarta-feira (25), nas redes sociais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
A campanha é alusiva ao Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio, e tem o objetivo de encorajar as famílias a iniciarem o processo de adoção de crianças, adolescentes e pessoas com enfermidade ou deficiência.
Até a próxima sexta-feira (27), vão ser publicados diariamente vídeos e cards que trarão o passo a passo para a adoção no Brasil, as políticas nacionais envolvidas, informações sobre adoção tardia e interracial e ainda depoimentos de famílias que conseguiram adotar. Podem adotar pessoas solteiras, viúvas ou que vivem em união estável. A adoção por casais homoafetivos ainda não está estabelecida em lei, mas alguns juízes já deram decisões favoráveis.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a adoção é o procedimento legal pelo qual alguém assume como filho, de modo definitivo e irrevogável, uma criança ou adolescente nascido de outra pessoa.
No Brasil, existem quase 34 mil crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhimento e instituições públicas. Em 2020, cerca de 5 mil crianças e adolescentes estavam aptos para a adoção.