Governo Federal instala conselho que vai reunir estados e municípios
Governo Federal instala conselho que vai reunir estados e municípios
Ao liderar a primeira reunião plenária do Conselho da Federação, nesta quarta (25), o presidente Lula disse que a iniciativa é a consagração do exercício do processo democrático.
25-10-23 - E NOTICIA - LUCIANO SEIXAS - LULA CONSELHO FEDERAÇAO.mp3
Duração: 1'26"
Publicado em 25/10/2023 18:02
O governo federal instalou nesta quarta-feira (25) o Conselho da Federação, colegiado que vai trabalhar para dar agilidade na solução de problemas dos estados e municípios, promovendo a cooperação na criação, gestão e implementação de políticas públicas.
O Conselho terá 18 representantes dos Poderes Executivos nas esferas federal, estadual, distrital e municipal.
Liderando a primeira reunião plenária do Conselho, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto de posse dos integrantes.
Ele classificou a iniciativa como uma consagração do exercício do processo democrático. E afirmou que reunir e ouvir governadores e prefeitos é um dever do presidente da República.
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, ressaltou que o diálogo é o caminho para a construção de ações mais consistentes e políticas mais efetivas.
E disse que a criação do Conselho da Federação é um ato histórico, para que se garanta que o diálogo federativo nunca seja destruído e ajude a enfrentar os desafios do país.
O órgão também tem representantes da sociedade civil, como a Associação Brasileira de Municípios, a Frente Nacional de Prefeitos e a Confederação Nacional de Municípios.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília