Energia fotovoltaica: Brasil supera 5 GW de capacidade instalada
Energia fotovoltaica: Brasil supera 5 GW de capacidade instalada
Geração resulta de usinas solares fotovoltaicas com geração centralizada, ou seja, geradoras que receberam concessão do Governo Federal e que estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional.
26-05-22 - E NOTICIA - ARIANE POVOA - GERACAO ENERGIA.mp3
Duração: 1'22''
Publicado em 26/05/2022 13:13
O Brasil superou nesta quinta-feira (26) os 5 gigawatts (GW) de capacidade instalada em usinas solares fotovoltaicas com geração centralizada – ou seja, geradoras que receberam concessão do Governo Federal e que estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional.
Até 2017, as usinas solares fotovoltaicas não participavam da matriz elétrica do Brasil. A ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, prevê que a ascensão observada nos últimos se mantenha em ritmo acelerado. Estão em construção empreendimentos com aproximadamente 4,7 GW de capacidade, com previsão de entrada em operação até 2023. Outras usinas solares e em vias de serem construídas possuem quase 51 GW de potência outorgada pela ANEEL.
Diferentemente das usinas de micro e minigeração instaladas pelos consumidores em residências e pequenos parques, as usinas solares centralizadas, se caracterizam como grandes parques de geração voltados à comercialização da energia, seja no mercado regulado ou no mercado livre.
Entre os estados com maior capacidade instalada proveniente de usinas solares centralizadas, se destacam a Bahia, o Piauí, e Minas Gerais.