Governo Federal alerta para mais chuvas na Bahia nas próximas 48 horas

Região Metropolitana de Salvador também pode ser afetada e chuvas devem migrar para Sergipe a partir da próxima quarta-feira (29).

Governo Federal alerta para mais chuvas na Bahia nas próximas 48 horas

Região Metropolitana de Salvador também pode ser afetada e chuvas devem migrar para Sergipe a partir da próxima quarta-feira (29).

27-12-21 - É NOTICIA - ANA GABRIELA SALES -CHUVAS BAHIA.mp3

Duração:

Publicado em 28/12/2021 10:15

O Governo Federal alerta para mais chuvas intensas na Bahia nas próximas 48 horas. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a situação no sul do estado deve se agravar com o registro de mais chuvas intensas na região.

Segundo o alerta emitido nesta segunda-feira, a Região Metropolitana de Salvador também pode ser afetada. A previsão é de 50mm, mas não se descarta maiores volumes pontuais acima de 120mm até a noite desta terça-feira (28), principalmente, no Extremo Sul do estado.

Em condições normais, eram esperados 150mm para o mês inteiro. Ainda de acordo com a previsão, as chuvas devem migrar para Sergipe a partir da próxima quarta-feira (29), não sendo descartado por completo o registro de pancadas pontuais no Oeste baiano.

Até o último relatório divulgado pela Defesa Civil, 34 municípios registraram ocorrências relacionadas a riscos de alagamento, inundação e enxurrada em razão das fortes chuvas que começaram dia 23 de dezembro. A maior parte das cidades já havia sido afetada pelas precipitações do final de novembro. Até o momento, o governo federal repassou R$ 19 milhões para ações iniciais de resposta e assistência humanitária na Bahia.

Na manhã desta terça-feira (28), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, acompanhado dos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Cidadania, João Roma, sobrevoa os locais mais atingidos a partir de Ilhéus, onde foi montada uma base de apoio para as operações no estado. Na sequência, Marinho concede uma coletiva de imprensa para anunciar novas medidas do Governo Federal para auxiliar os municípios atingidos.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Ana Gabriella Sales.