Força Tarefa de Intervenção Penitenciária vai atuar no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, no Amazonas
Força Tarefa de Intervenção Penitenciária vai atuar no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, no Amazonas
Já a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) é responsável pela segurança da área externa do Complexo Penitenciário Anísio Jobim desde 09 de janeiro de 2017
28-05-19 - ROSAMELIA - MASSACRE PRESÍDIO - VAL 28-05.mp3
Duração: 1m36s
Publicado em 28/05/2019 07:19
O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai enviar uma Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) para atuar no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, conforme solicitação do governo do Estado do Amazonas.
A Força Tarefa de Intervenção Penitenciária, foi criada em janeiro de 2017. Na atual gestão, o Depen passou a coordenar, exclusivamente, a força-tarefa em apoio aos governos estaduais em situações extraordinárias de crise no sistema penitenciário para controlar distúrbios e resolver outros problemas.
Formada por agentes federais de execução penal dos 26 estados da federação e do Distrito Federal, a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária obedece o planejamento definido pelos entes envolvidos na operação, sempre que houver necessidade de sua atuação.
Já a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) é responsável pela segurança da área externa do Complexo Penitenciário Anísio Jobim desde 09 de janeiro de 2017.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, informou que o ministério também vai disponibilizar vagas nos presídios federais para transferência das lideranças envolvidas no massacre do Complexo Penitenciário Anísio Jobim. As últimas informações indicam que foram assassinadas 55 pessoas dentro da penitenciária.