Monkeypox: Saúde anuncia criação de Centro de Operação para vacinação
Monkeypox: Saúde anuncia criação de Centro de Operação para vacinação
Centro de Operação em Emergências será inaugurado nesta sexta-feira (29) para elaborar plano de vacinação contra a varíola dos macacos no país. Imunização deve ser em duas doses.
28-07-22 - E NOTICIA - ANA GABRIELLA SALES - PLANO VACINA - JF.mp3
Duração: 1'13''
Publicado em 28/07/2022 18:19
O Ministério da Saúde anunciou que vai inaugurar nesta sexta-feira (29) um Centro de Operação em Emergências para acompanhar a situação epidemiológica e elaborar um plano de vacinação contra a varíola dos macacos, conhecida como monkeypox.
De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde, a vacina a ser adquirida deve ser de vírus não replicante. A previsão é que 50 mil doses sejam destinadas ao Brasil, de acordo com a solicitação feita à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Segundo o anúncio, o esquema de vacinação contra a varíola dos macacos deve ser de duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.
O ministério informou no início da semana que o governo está em tratativas com fabricantes para adquirir as doses dos imunizantes.
Os sintomas da doença, causada por um vírus, podem durar entre duas e quatro semanas. A transmissão ocorre principalmente pelo contato pessoal e direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Ana Gabriella Sales