Anac divulga monitoramento do Consumidor.gov.br de empresas aéreas
Anac divulga monitoramento do Consumidor.gov.br de empresas aéreas
Dados são relativos ao segundo trimestre do ano. Mais de 20 mil reclamações contra empresas aéreas foram registradas no período.
29-08-23 - E NOTICIA - ROBERTA LOPES - RECLAMAÇÕES AÉREAS.mp3
Duração: 1'58"
Publicado em 29/08/2023 13:07
A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, publicou a atualização do Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br - Transporte Aéreo, no segundo trimestre. O documento traz informações sobre reclamações de consumidores contra as empresas aéreas e dados de soluções dos problemas.
A maior parte das reclamações foi em relação reembolso de passagens aéreas, alteração pela empresa aérea e alteração pelo passageiro.
No 2º trimestre de 2023, as empresas aéreas receberam 20.280 reclamações no Consumidor.gov.br e transportaram 26,3 milhões de passageiros pagos do período. O que representa uma queda de 21,3% das reclamações na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Quanto ao tratamento das reclamações, as empresas apresentaram no trimestre um índice de solução de 82,9% (8,1% acima do registrado no 2º trimestre de 2022). A nota média de satisfação com o atendimento das empresas foi de 3,7, em uma escala de 1 a 5. Já o tempo médio de resposta às reclamações foi de 4 dias e meio.
O Consumidor.gov.br é o canal oficial do Governo Federal para registro de reclamações, que permite, de forma simples e gratuita, a comunicação direta entre consumidores e empresas para a solução de conflitos de consumo.
Em 2019, a ANAC estabeleceu que todas as empresas brasileiras e estrangeiras de transporte aéreo público regular de passageiros estão obrigadas a estar no Consumidor.gov.br e a responder as reclamações dos usuários dos serviços no prazo de até 10 dias.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília,