Anvisa proíbe distribuição de lotes com propilenoglicol contaminado
Anvisa proíbe distribuição de lotes com propilenoglicol contaminado
Também está proibida a comercialização e uso do produto. Além disso, a agência determinou o recolhimento dos lotes contaminados e das mercadorias fabricadas a partir deles.
29-09-22 - É NOTICIA - ANVISA.mp3
Duração: 1'51"
Publicado em 29/09/2022 17:56
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determinou a proibição da distribuição, comercialização e uso, além do recolhimento, de todo o propilenoglicol que contenha números de lotes com os códigos 5053C22 e 4055C21 (acrescentado ou não por letras iniciais complementares) e dos produtos fabricados a partir deles.
A medida está relacionada com ações de fiscalização relacionadas ao propilenoglicol com indícios de contaminação com monoetilenoglicol em produtos alimentícios para aminais.
As investigações realizadas em parceria com órgãos estaduais e municipais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, verificaram que empresas da área de produtos químicos compram os produtos, retiram o rótulo original e colocam novas informações de rotulagem com os dados da sua empresa. Segundo a Anvisa, esse fato tem dificultado a rastreabilidade dos produtos.
Na maior parte dos casos, de acordo com a agência, tem-se mantido no rótulo as informações numéricas dos lotes envolvidos, podendo-se acrescentar no início letras que relacionadas a uma das empresas envolvidas.
A lista com as empresas já identificadas na distribuição e venda do propilenoglicol com indícios de contaminação pode ser encontrada no endereço: gov.br/anvisa.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Roberta Lopes.