Pescadores do Nordeste vão receber seguro-defeso das áreas atingidas pelo óleo
Pescadores do Nordeste vão receber seguro-defeso das áreas atingidas pelo óleo
Têm direito ao benefício os pescadores profissionais artesanais que trabalham nas áreas atingidas pelo óleo, conforme mapeamento do Ibama.
30-10-19 - JOSE CARLOS - PROIBICAO DA LAGOSTA NORDESTE.mp3
Duração: 1:03s
Publicado em 30/10/2019 10:25
Foi publicada nesta segunda-feira (29), Instrução Normativa (IN) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que proíbe a pesca da lagosta e do camarão em áreas do Nordeste afetadas pelo vazamento de óleo. A IN/Mapa 52, de 25 de outubro de 2019, permite o pagamento de até duas parcelas extras do seguro-defeso aos pescadores atingidos.
Têm direito ao benefício os pescadores profissionais artesanais que trabalham nas áreas atingidas pelo óleo, conforme mapeamento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O prolongamento do período de defeso foi adotado como precaução, devido à situação ambiental decorrente da provável contaminação química por derramamento de óleo no litoral do Nordeste.
Estão aptos a receber as parcelas extras do seguro-defeso cerca de 60 mil pescadores artesanais nas áreas atingidas pelo óleo, mapeadas pelo Ibama.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, José Carlos Andrade