Lançado Boletim Informativo para auxiliar na prevenção da obesidade
Lançado Boletim Informativo para auxiliar na prevenção da obesidade
Iniciativa do FNDE e do ministério da Saúde vai reforçar a atuação da Estratégia Nacional para a Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja) com as escolas públicas.
31-10-22 -- É NOTÍCIA - AMÉRICA MELO - COMBATE A OBESIDADE.mp3
Duração: 02'10"
Publicado em 31/10/2022 07:25
O FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e o Ministério da Saúde elaboraram um boletim informativo para reforçar a atuação da Estratégia Nacional para a Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja) com as escolas participantes do Programa Dinheiro Direto na Escola.
O objetivo da publicação é orientar sobre a destinação de recursos financeiros de custeio e de capital do programa para ações que incentivem hábitos alimentares saudáveis e que aprimorem a infraestrutura escolar para a prática de atividade física..
A parceria foi desenvolvida por meio de reuniões realizadas entre as equipes da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição , do Ministério da Saúde, e da Coordenação-Geral de Apoio à Manutenção Escolar do FNDE, durante o primeiro semestre de 2022.
Os encontros identificaram possibilidades e oportunidades para ampliar as ações de prevenção da obesidade nas escolas por meio de uma ação integrada entre saúde e educação, ajudando técnicos e gestores escolares com a melhor estratégia de execução dos recursos ofertados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola.
Atualmente, o Programa Dinheiro Direto na Escola atende 123.063 escolas e 37 milhões de estudantes, com repasse de R$ 2 bilhões 300 milhões de reais por ano.
Com o boletim informativo, as escolas que participam do programa podem destinar recursos financeiros de custeio e de capital para a realização de ações voltadas para incentivar hábitos alimentares saudáveis, por meio de projetos pedagógicos, tais como oficinas educativas sobre o tema, elaboração de projeto de hortas, entre outros, além de garantir a oferta gratuita de água potável e manter a infraestrutura das escolas públicas. .
Da Rede Nacional de Rádio em Brasília