Municípios brasileiros podem aderir ao maior programa de desenvolvimento infantil do mundo
Municípios brasileiros podem aderir ao maior programa de desenvolvimento infantil do mundo
Prazo para a adesão ao Criança Feliz está aberto. Atualmente, o programa já está em 2.620 municípios de todo o país.
Municípios brasileiros podem aderir ao maior programa de desenvolvimento infantil do mundo.mp3
Duração:
Publicado em 25/10/2019 09:18
LOC: O prazo para a adesão de municípios de todo o País ao programa Criança Feliz, do governo federal, está aberto. Nesta etapa, mil quinhentas e setenta e uma cidades têm a chance de ingressarem no maior programa de visitação domiciliar para o desenvolvimento infantil do mundo. E onde o Criança Feliz já está presente e promove o acompanhamento semanal de crianças e gestantes, gestores veem os avanços e comentam sobre os benefícios.
É o caso de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, onde a supervisora do programa, Gizeli do Prado, afirma que as atividades impactam no desenvolvimento de filhos e filhas de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais e de crianças com deficiência.
SONORA: GIZELI DO PRADO - SUPERVISORA DO CRIANÇA FELIZ EM CAMPO GRANDE (MS)
LOC: Na região Norte, no município de Curralinho, no Pará, o programa também acompanha famílias ribeirinhas. Os avanços para esses locais distantes do centro da cidade são bastante visíveis, comenta o supervisor do programa, Hilário de Nazaré.
SONORA: HILÁRIO DE NAZARÉ - SUPERVISOR DO CRIANÇA FELIZ EM CURRALINHO (PA)
LOC: Já em Santa Catarina, a cidade de Porto Belo é precursora na implantação do Criança Feliz. A supervisora Mara Machado afirma que o programa faz a diferença, e o trabalho da equipe para auxiliar no desenvolvimento das crianças, estimular atividades e o convívio com as famílias pode servir de exemplo para outros municípios.
SONORA: MARA MACHADO - SUPERVISORA DO CRIANÇA FELIZ EM PORTO BELO (SC)
LOC: Crianças acompanhadas e estimuladas de forma correta se desenvolvem melhor e possuem mais chances de vencer a pobreza, reforça a secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa. Segundo a representante do governo federal, a adesão dos municípios brasileiros deve ser uma prioridade dos gestores.
SONORA: ELY HARASAWA - SECRETÁRIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
LOC: Para aderir ao Criança Feliz, o gestor da assistência social deve acessar o sistema Rede SUAS. Em seguida, preencher o Termo de Adesão e encaminhá-lo para aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social. O município ainda deverá elaborar um diagnóstico regional e um plano de ação para a execução das visitas domiciliares. Atualmente, o programa já está em 2.620 municípios em todo o país.
Para mais informações, acesse cidadania.gov.br.
Reportagem: Diego Queijo (Ministério da Cidadania)